26/10/2018

CIDADANIA NO TRÂNSITO

Podemos dizer que o trânsito é um local público, no qual circulam um grande número de pedestres, motos, carros, bicicletas e outros veículos. Por esse motivo é importante que todos respeitem as normas criadas para o trânsito.

Isso se chama cidadania no trânsito: respeitar os direitos dos outros e cumprir com nossos deveres. Dentro do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) encontramos os direitos e deveres do cidadão no trânsito. As normas criadas têm por objetivo prevenir acidentes e proteger a vida de todos. Vejamos quais são:

Direitos:

Receber educação para o trânsito.

Fazer uso de vias seguras e sinalizadas.

Cobrar das autoridades a manutenção dessas vias.

Ter calçadas para a circulação de pedestres, ou se não houver, a prioridade será dos pedestres pelas bordas da pista, em sentido contrario ao deslocamento dos veículos.

Prioridade de passagem aos pedestres nos lugares sinalizados: as faixas de segurança. Isso exceto em caso de sinalização semafórica.

Caso o pedestre não tenha concluído a travessia sobre a faixa, durante a mudança do semáforo, a prioridade é dele, e o motorista deve esperar o mesmo concluir a travessia.

Deveres:

Trafegar sem oferecer perigo aos demais cidadãos seja em veículos ou caminhando.

Criar o hábito de respeitar às leis de trânsito. Antes de atravessar a rua, olhar para os dois lados.

Atravessar sempre na faixa de pedestre, aguardando que o carro passe ou que pare.

Fazer a travessia em linha reta, caminhando sem correr.

A educação no trânsito é essencial para preservar a vida de todos. Como bons cidadãos devemos colaborar para cumprir com nossos deveres e sempre respeitar os direitos dos outros!

Na Autoescola JK, você tem toda a assistência necessária para ser um bom condutor.

Aproveite os últimos dias da Promoção do Mês das Crianças. Faça sua habilitação ou alteração e ganhe um fusca personalizado em miniatura.

Venha para a Autoescola JK, a direção certa para aprender!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário