14/12/2016

Cuidados antes de pegar a estrada

As férias estão chegando, e pensando nisso, a Auto Escola JK preparou algumas dicas de segurança pra você não ficar na mão na hora de pegar a estrada.

1 - Velas

Velas sujas podem comprometer o bom funcionamento do motor, deixando ele “engasgado”. Passe numa oficina mecânica e peça para fazer a limpeza das velas. O mecânico também deverá verificar se os cabos do distribuidor estão em bom estado.

2 – Nível do óleo

Sem óleo suficiente para funcionar, o motor simplesmente trava. Este problema é muito simples de ser resolvido: leve seu carro ao posto de sua confiança e peça para verificar o nível do óleo e os filtros de ar. Se a quilometragem do óleo estiver vencida, peça para fazer a troca. Aproveite a parada no posto e verifique também a água do radiador e as correias.

3 – Iluminação

Os sinalizadores de seta são importantíssimos durante a viagem, seja de dia ou de noite. Por isso, não deixe de checar se todos os sinalizadores estão funcionando. Os faróis, tanto baixo e alto, devem estar funcionando perfeitamente.

4 – Pneus

Viajar com pneus carecas e desgastados, além de colocar sua vida em perigo, deixa o carro passível de ser guinchado se for pego pela policia rodoviária. Veja mais algumas dicas:

  • Troque os pneus ou faça o rodízio se for necessário. Providencie também o balanceamento;

  • Estando com os pneus adequados, passe no posto para calibrá-los seguindo a medida estipulada no manual do veículo;

  • Lembre-se que o estepe também deve estar calibrado e sem desgastes;

  • Já que estamos falando de pneus, dê uma olhadinha pra ver se o kit obrigatório triângulo, chave de roda e macaco está dentro do carro.

5 – Freios

Se o pedal estiver baixo ou se ele estiver fazendo um ruído anormal ao ser acionado, então provavelmente as pastilhas e as lonas estão desgastadas. Uma revisão na mecânica de sua confiança pode resolver esse problema. O mecânico irá revisar os discos, sistema hidráulico e o nível do fluido.

6 – Suspensão

Empurre cada canto do carro para baixo e solte em seguida. Se a carroceria voltar ao seu estado original sem parar, quer dizer que o amortecedor está bom. Mas se a carroceria balançar mais de duas vezes, é sinal de que o amortecedor está desgastado. Troque os amortecedores em pares. Exemplo: se trocar o lado direito da frente, será preciso também trocar o lado esquerdo da frente.

7 – O motorista

Não é apenas no carro que você precisa fazer revisões antes de viajar. A peça que fica atrás do volante também é de suma importância para uma boa viagem. Por isso, descanse bem antes de pegar a estrada. O sono e o cansaço podem lhe prejudicar a visão e a noção de espaço. A cada duas horas, procure parar e fazer uma alimentação leve. Aproveite para esticar as pernas e lavar o rosto. Respeite a faixas da pista e só ultrapasse em linhas tracejadas. Respeite as indicações de velocidade.

Tomando todos esses cuidados, com certeza sua viagem será mais segura e tranquila. Se você tem mais sugestões, compartilhe conosco. E para mais dúvidas consulte um mecânico ou seu instrutor na Auto Escola JK em Foz do Iguaçu.




Voltar

Deixe seu Comentário