02/07/2018

FÉRIAS CHEGANDO: COMO VIAJAR COM SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DENTRO DO CARRO?

É fato que os animais são cada vez mais presentes no dia a dia das famílias. E a dúvida que surgem na hora de viajar é: como levar eles junto?

Quando pensamos no assunto, logo vem na mente a imagem do cachorro com a cabeça pra fora da janela, aproveitando a paisagem... O que muita gente não sabe é que deixar o animal solto dentro do carro é proibida pelo CTB (Código de Transito Brasileiro).

De acordo com o Artigo 235 do CTB, é proibido levar animais, cargas ou pessoas nas partes externas do veiculo. Nesse caso, se enquadra o cachorro com a cabeça para o lado de fora da janela. Já o Artigo 252 fala que não é permitido colocar animais de pequeno porte entre os braços e as pernas enquanto dirige. Deixar o animal completamente solto dentro do carro também é proibido, pois ele pode distrair o motorista, de acordo com o Artigo 169. O transporte inadequado de animais de estimação é considerado infração grave e pode gerar multa de R$ 195,26 e mais 5 pontos na CNH.

Como levar seu pet para viajar?

Se for um gato, a opção seria levar dentro da caixa de transporte, onde ele se sente protegido e seguro.

Para cães de pequeno porte, pode ser usado um cinto peitoral. Esse cinto é encontrado facilmente em pet shops, e é adaptado para ser fixado ao cinto de segurança.

Outra opção seria o assento cadeirinha, recomendado para cachorros de até 10kg. Esse assento é como um cestinho, preso ao banco do carro e o cachorro vai preso na coleira.

Já no caso de cães grandes, eles devem ser transportados em uma caixa do seu porte, na carroceria do carro. Nunca prenda ele com cordas, pois pode ter risco de enforcamento.

Se você acha estranho colocar ele dentro de uma caixa, poderá optar pela grade de segurança. A grade está disponível em diversos formatos e materiais, e é colocada entre o banco de trás e a parte da frente do carro.

Mas se o seu pet for um pássaro ou um hamster, o melhor é levar dentro da gaiola, presa ao cinto de segurança. Uma dica é cobrir a gaiola com um pano fino, para diminuir o estresse causado pelo balanço do carro.

Sempre mantenha uma pequena parte da janela aberta, para circular o ar. Evite dar comida ou água 3 horas antes da viagem, para não causar enjoos. Se a viagem for longa, após um período na estrada, o animal se acostuma com o movimento, aí poderá dar comida em pequenas quantidades.

Agora que você sabe como transportar de maneira correta seu animal, e sem o risco de tomar uma multa, comece planejando a viagem! As férias de inverno estão começando, aproveite!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário