23/11/2016

Perca o medo de dirigir

10% dos motoristas no Brasil deixam o carro na garagem. A princípio pode não parecer nada surpreendente. Mas isso não acontece por alguma súbita consciência ecológica ou para economizar gasolina,  mas sim por medo de dirigir. Além de lidar com esta fobia, eles precisam enfrentar o preconceito de uma sociedade que tem orgulho em andar motorizada.

Para estas pessoas que já estão habilitadas, mas ainda tem medo de dirigir, dispomos abaixo algumas dicas preparadas por psicólogos especializados em fobias que podem ser úteis:

1 - Trabalhe a respiração. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e sinta o ar chegar aos pulmões. Expire pela boca buscando relaxar.

2 - Faça atividade física ou relaxamento muscular para produzir endorfinas e neutralizar o estresse e ansiedade.

3 - Dentro da garagem, inicie a aproximação com o carro. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o motor.

4 - Ainda dentro da garagem ligue o carro e faça pequenos movimentos, para frente e para trás.

5 - Em horários sem movimento, dê voltas no quarteirão com o carro. Escolha ruas sem crianças e tranqüilas e quando sentir segurança entre no trânsito. A princípio faça apenas um ou dois trajetos e só depois opte por caminhos mais longos.

6 - Crie o hábito semanal e marque na sua agenda, pelo menos duas vezes por semana, de fazer o treino de direção. Essa rotina lhe trará confiança.

7 - Quando ficar totalmente seguro, inicie trajetos que tenham subidas e descidas.

8 - Não tente provar nada para os outros. Dirija para você. Isso diminuirá as expectativas.

Caso não consiga perder o medo com essas dicas procure uma de nossas auto escolas em Foz do Iguaçu. A equipe de instrutores da Auto escola JK é extremamente capacitada para ajudar condutores com fobias e medo de dirigir.





Voltar

Deixe seu Comentário