26/08/2019

QUAL A CATEGORIA DE CNH IDEAL PARA VOCÊ?

Está pensando em tirar a habilitação? Ou já tem e quer mudar de categoria?

O fato é que o Sistema de Habilitação Brasileiro prevê cinco categorias de CNH e, cada uma se refere a um determinado tipo de veículo. Qual a categoria de CNH ideal para você?

Esse post foi feito para te ajudar a tomar a melhor decisão. Vamos começar vendo um resumo de cada uma das categorias de CNH:

Categoria tipo A: se refere a veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem roda lateral, ou seja, motos, motonetas e triciclos.

Categoria tipo B: essa é a categoria para carros de passeio, veículos com capacidade de até oito lugares e que não exceda 3500kg. Lembrando que a categoria B não permite dirigir veículos de duas ou três rodas. Se deseja dirigir motos ou motonetas, terá que solicitar a CNH para as categorias A e B.

Categoria tipo C: envolve transportes de carga, incluindo tratores e máquinas agrícolas. Para tirar a CNH C é preciso estar habilitado na categoria B há um ano.

Categoria tipo D: se refere a transporte de passageiros com mais de oito lugares, como ônibus. Para tirar a CNH tipo D, é preciso ter mais de 21 anos e ter a CNH B por dois anos e a CNH C por um ano.

Categoria tipo E: se refere a condução de veículo que utilizam duas unidades, a primeira que se enquadra nas categorias B, C ou D e a segunda unidade acoplada deve ter mais de 6000kg ou que exceda oito lugares, como um trailer. Para conseguir esse tipo de CNH é preciso ser maior de 21 anos e possuir a CNH nas categorias C ou D por pelo menos um ano.

Como é o processo para tirar a CNH?

Para tirar a CNH nas categorias A e B, o candidato deve passar por exames médico e psicológica, além de aulas e provas teóricas e práticas. Para as demais categorias, é preciso que as CNHs anteriores não possuam nenhuma infração grave ou gravíssima, não ser reincidente em multas médias (por um prazo de um ano) e fazer cursos específicos.

A renovação de todas as categorias é feita a cada cinco anos, exceto se o condutor tenha mais que 65 anos. Nesse caso, a renovação é feita a cada três anos.

Esclareceu todas as tuas dúvidas sobre as categorias de CNH? Pensou em primeira habilitação, mudança de categoria ou renovação, pensou em Autoescola JK!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário