28/06/2021

COMO CUIDAR DO CARRO NO INVERNO?

O inverno começou oficialmente semana passada. Mas é claro que já antes era possível sentir o friozinho da estação. Sabemos que é importante se agasalhar bem antes de sair de casa, mas também é importante cuidar do carro.

Como cuidar do carro no inverno?

Bateria

A bateria é um dos componentes que mais tende a sofrer durante o inverno. Se ela estiver com sua capacidade de carga comprometida, nos dias frios, a partida na manhã pode ficar mais difícil.

Como no frio o óleo do motor fica mais denso devido à temperatura, o propulsor exige mais força para dar a partida. Caso a bateria estiver fraca, a partida vai demorar ou pode até não ocorrer.

Alguns sinais de que a bateria pode estar com sua vida útil no fim podem ser a oscilação da intensidade de luzes do painel e dos faróis durante a partida. O alternador também precisa ser verificado junto com a bateria, afinal ele é o responsável pela carga da bateria.

Tanquinho de combustível

Os carros mais novos estão saindo com o sistema de aquecimento do combustível, mas os mais antigos ainda têm o famoso tanquinho. Com mais poder calorífico que o etanol, a gasolina injetada nos motores bicombustíveis facilita a partida....

Por isso, no inverno é importante não esquecer de completar o reservatório com gasolina. A indicação é que, como é uma gasolina que demorará mais a ser utilizada, seja adicionado um combustível premium, que dura até seis meses.

Ar-condicionado

Muito associado ao calor, o sistema de ar-condicionado também exige cuidados no frio. Por isso, ele deve ser ligado mesmo que por alguns minutos periodicamente durante esta estação.

No inverno a ar-condicionado ajuda a desembaçar os vidros e quando ligado faz com que os fluidos circulem pelo sistema. Além disso, fazê-lo funcionar atua para que impurezas não fiquem acumuladas no filtro e no sistema. Também ajuda a evitar o ressecamento das mangueiras do sistema.

Radiador

Em regiões mais frias, é importante não descuidar do fluido do radiador. Além de ajudar no calor, o fluido ajuda a manter a temperatura ideal.

Se morar em regiões muito frias, use um anticongelante para garantir que o fluido não se solidifique dentro do sistema.

Velas de ignição

As velas são outro item que pode dificultar a partida se estiver na hora de trocar. Elas geram a faísca que provoca a explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros.

Combustível de baixa qualidade ou adulterado reduz a vida útil das velas. Além de dar trabalho na hora da partida, podem dar as famosas "engasgadas" e fazer o carro perder desempenho em acelerações e retomadas.

Sendo assim o indicado é que elas sejam verificadas a cada 10 mil km, mas é importante seguir as recomendações do manual de instruções do fabricante do veículo. Além disso, troque os cabos junto com as velas.

Seu carro é seu grande aliado, cuide bem dele no inverno!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário