02/12/2019

DIREÇÃO DEFENSIVA: FAZ DIFERENÇA?


Cada pessoa acha que tem um modo correto ou mais eficaz de se dirigir. Por isso quando estamos na auto-escola, aprendermos a importância da direção defensiva.

Mas o que é direção defensiva? E qual seus benéficos?

O Manual de Direção Defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a defini da seguinte forma: “È a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prevê o que pode acontece com você, com seus acompanhantes, com seu veículo e com os outros usuários da via”.

A direção defensiva é um meio preventivo para evitar multas e o mais importante, evitar acidentes. O uso do discernimento é importante, pois por meio dele você prevê situações que podem resultar em perigos reais, e assim evitar algo grave.

Quando condutores aplicam os princípios da direção defensiva, o resultado é um trânsito mais seguro, para todos, quer sejam condutores, passageiros, pedestres e outros.

De cidades pequenas com pouca sinalização a grandes centros que possuem um grande fluxo no trânsito, a direção defensiva pode ser aplicada. Visto que sua aplicação consiste no auto monitoramento da parte do condutor.

Aplicar a direção defensiva não deve ser feita somente em situações preocupante, como a prova da primeira habilitação ou ao saber que alguém esta te monitorando.

Tendo em vista que grande parte dos acidentes que ocorrem são devido ao erro humano. Quantas vezes muitas pessoas que estão com pressa aproveitam que o sinal está amarelo para acelerar e avançar, ou fazem uma ultrapassagem em uma faixa continua por que acha que a estrada esta calma e tranquila.

Essas são algumas situações que geram riscos desnecessários para sua vida e a de outros. Por isso a direção defensiva entra com algo vital no dia a dia também.

Saber antecipar situações de risco vai evitar acidentes e mortes no trânsito.

A direção defensiva está muito além de um conceito que você aprende na auto-escola e muitas vezes encarar como apenas uma matéria para passar na prova. Praticar ela faz a diferença no trânsito e no modo que você encara a sua vida e a do próximo.

Assim sabendo dos benefícios, da próxima vez que for conduzir seu veículo analise que está ao seu alcançar praticar a direção defensiva.




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário