25/03/2019

HABILITAÇÃO PROVISÓRIA: O QUE PERMITE E O QUE NÃO PERMITE

Tem sensação melhor que passar pelas aulas de direção e ser aprovado nas provas teóricas e práticas? Agora está liberado para dirigir dentro da cidade e nas rodovias. Apenas um pequeno detalhe, você está liberado, sim, mas estará portando a Permissão para Dirigir (PPD), ou a Habilitação Provisória.

Quais são as diferenças entre a PPD e a CNH?

É um documento provisório com validade de um ano, emitido para quem tira a habilitação pela primeira vez. Essa característica está sinalizada no documento de habilitação.

Nesse período de “experiencia” o condutor não pode cometer nenhum tipo de infração de natureza grave ou gravíssima ou reincidir em infração media, sob pena de não obter a CNH no final do período de 1 ano, o que exigiria reiniciar o processo de habilitação.

Outras coisas que devem ser totalmente evitadas incluem dirigir sob efeito de álcool, participar de rachas ou corridas de carros, não usar cinto de segurança ou exceder o limite de velocidade.

Saber disso, deve redobrar a sua atenção no trânsito, evitando erros que possam levar à suspensão da PPD. Mais do que se preocupara em não levar multa, você deve dirigir de forma prudente e defensiva, priorizando a vida no trânsito.

Alguns motoristas iniciantes acham que a solução está em não sair dirigindo até passar o prazo de um ano. Fazer isso pode piorar a situação. Pois quando não enfrentamos nossos medos, normalmente faz com que ele ganhe novas proporções.

Aproveite o período que está com a Habilitação Provisória para adquirir a experiencia que precisa para encarar as ruas e aprender os macetes do trânsito.

Condutores que seguem à risca as regras da Habilitação Provisória estão aptos a receber a Habilitação Definitiva. O novo documento tem validade máxima de 5 anos para pessoas que tem menos de 65 anos de idade. Após essa idade, a renovação tem que ser feita a cada 3 anos.

Fique atento ao prazo de validade da CNH. Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima.

Quer tirar sua primeira habilitação ou precisa renovar? Conte com os serviços da Autoescola JK!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário